FTL

A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) é uma empresa privada que transporta cargas ferroviárias há 20 anos, escoando produtos de forma segura, regular e com custos competitivos. Ela tem a concessão da Malha Nordeste da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. que foi privatizada em 1997.
A linha ferroviária em operação atualmente, com 1.190 km em bitola métrica, liga os portos de Itaqui (São Luis/ MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/ CE) e Mucuripe (Fortaleza/ CE), promovendo a integração e dinamizando a economia regional. A FTL movimenta cargas com 92 locomotivas e 1.434 vagões
Em 2017, a empresa transportou 2,7 milhões de toneladas, dos quais 1,4 milhão de celulose, 631 mil de combustíveis e 363 mil de cimento.
.png)
Intersecção com a TLSA
A Linha Tronco Sul-Fortaleza (trecho ferroviário entre Missão Velha/CE e Porto do Pecém/CE) será incorporada pela TLSA, que está construindo na região uma nova linha de 527 Km de bitola mista (1,60m e 1,00m). Isso permitirá uma operação conjunta das duas ferrovias nesse trecho.
Eficiência energética & Tecnologia
A FTL tem o grande desafio de promover um controle mais efetivo do combustível e reduzir o seu uso. De 2013 para 2015, a empresa conseguiu diminuir seu consumo de diesel em mais de 8%, o que, além de ganhos econômicos, trouxe redução na emissão de poluentes. Esse trabalho em busca de maior eficiência energética é um dos destaques da FTL.
Atenta ao seu papel estratégico na cadeia logística da região, a FTL tem como foco a busca constante pela atualização tecnológica, possibilitando a constante melhoria de seus processos através de várias ferramentas.
Documentos Úteis
Processo de travessia | Tarifas Praticadas | Tabela de Operações Acessórias | Plano Trienal de Investimentos |
Para saber mais sobre as operações acessórias da FTL ou conferir o sistema de monitoramento de carga (Locarga), clique e confira.